Caminho para o Maracanã: sorteio define confrontos e grupos da Libertadores 2020

Atual campeão, Flamengo será cabeça de chave do Grupo A; pela primeira vez na história, quatro grandes de São Paulo disputam a mesma edição

Os oito clubes brasileiros classificados para a próxima edição da Copa Libertadores de 2020 conhecerão nesta terça-feira seus primeiros adversários. O sorteio da competição sul-americana ocorrerá às 20h30 (de Brasília) na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Na mesma noite também serão sorteados os confrontos da Sul-Americana.

Acompanhamento em Tempo Real no GloboEsporte.com

Nesta segunda-feira, a confederação divulgou os potes do sorteio, em divisão que é baseada no ranking da entidade, atualizado uma vez ao ano. Os seis brasileiros classificados diretamente para a fase de grupos foram assim divididos: Flamengo, Grêmio e Palmeiras são cabeças de chave no pote 1; Santos e São Paulo aparecem no pote 2, e o Athletico-PR se encontra no pote 3.

VEJA OS POTES

liberta
Potes da fase de grupos da Libertadores — Foto: Reprodução/Conmebol

VEJA OS POTES DA FASE PRÉVIA

liberta 2
Potes da fase prévia da Libertadores — Foto: Reprodução/Conmebol

Corinthians e Internacional, que terminaram na sétima e na oitava colocações do Campeonato Brasileiro, respectivamente, estão no primeiro pote da segunda de três fases preliminares do torneio. Os quatro classificados finais entrarão no pote 4 da fase de grupos.

Na condição de defensor do título, o Flamengo será o cabeça de chave do Grupo A. Esta será a quarta edição seguida em que o Brasil tem oito representantes na Libertadores. Pela primeira vez na história, os quatro grandes de São Paulo disputam a Libertadores simultaneamente.

Para Corinthians e Inter, a Libertadores começa na primeira semana de fevereiro (a tabela detalhada ainda será divulgada). A fase de grupos começa exatamente uma semana depois, na semana de 4 de março. A decisão será no dia 21 de novembro, no Maracanã, que em 2020 completa 70 anos de inauguração.

Durante o sorteio da fase de grupos, serão formadas oito chaves (de A a H) com quatro equipes cada. Times do mesmo país ficarão numa mesma chave somente se um deles vier da fase prévia — casos de Internacional e Corinthians. Ao todo, são 47 participantes.

Três times bolivianos e um chileno ainda seguem indefinidos nos potes divulgados pela Conmebol. O The Strongest está garantido, mas ainda não sabe em qual fase entrará. O representante do Chile sairá da Copa do país e pode ser Universidad de Chile ou Unión Española, que fazem uma das semifinais. Quem avançar à decisão herda a vaga.

Por Martín Fernandez e Tossiro Neto, globoesporte.com — Luque, Paraguai

FOTOS independente

Tatuagens

Tatuagens

Outros

Torcida Independente
Torcida Indepenente